Vedação de borracha Nitrílica: tudo que você precisa saber!

Em inúmeras indústrias o uso de vedação em borracha nitrílica é importante. Descubra agora o porquê

 

Conheça as vantagens da vedação de borracha nitrílica para o seu negócio

 

Vedação de borracha Nitrílica

 

Saiba porque a Vedatec é a especialista em vedação de borracha nitrílica

 

A vedação de borracha nitrílica (NBR) tem como principal finalidade vedar fluidos, geralmente ar comprimido, garantindo com que não haja a passagem do fluido de forma indesejada, impedindo que agentes externos adentrem e contaminem o fluido e, com isso, garantindo o correto funcionamento do equipamento e a segurança de todos. 

A vedação de borracha nitrílica foi desenvolvida para atuar em diversos tipos de áreas industriais, sendo uma evolução da borracha natural (NR) derivada do látex. É o elastômero mais usado na indústria devido suas excelentes propriedades de resistência química, como derivados do petróleo e óleos hidráulicos, resistência física como baixa deformação permanente, alta resistência a tração e abrasão. Pode ser utilizada em temperaturas que variam de -40°C até 100°C (calor seco e não contínuo).  

Apesar de suas boas características de resistência física e química e sua ampla utilização, em algumas situações é indicada a utilização de outros tipos de borracha como as feitas em: 

 

  • FKM (similar ao Viton® da Du’ Pont): Possui alta resistência à temperatura (até 204°C) e maior resistência química em comparação com a borracha nitrílica. 
  • EPDM (Etileno-Propileno): Indicadas para solventes polares, como as cetonas, vapor de água (até 200°C), água quente, fluido de freio automotivo. Possui grande resistência ao ozônio e a luz solar.
  • Cloropreno (similar ao Neoprene® da Du’ Pont): Muito utilizado na indústria de refrigeração com ótima resistência ao Freon e à Amônia
  • Silicone: Utilizado principalmente em vedações estáticas com altas e baixas temperaturas, atuando desde -55°C até 230°C. 

 

A manutenção dos equipamentos é muito importante para o seu perfeito funcionamento e para garantir a maior durabilidade possível. Para isso as vedações deverão ser de materiais apropriados para suportar as condições de atuação. 

 

 

Conheça a Vedatec, a melhor do mercado!

 

Uma indústria presente no mercado de vedações desde 1981, possui tradição no mercado e qualidade nos produtos desenvolvidos. A Vedatec tem como missão ser uma empresa ágil e eficiente na distribuição e fabricação de peças padronizadas e técnicas. Por isso, trabalhamos para ter sempre o melhor atendimento e prazo de entrega.

Além disso, a Vedatec possui um rigoroso processo de controle de qualidade e ao longo dos anos atua com transparência e conhecimento técnico por parte de todos de sua equipe.

Se precisar de algum produto, não hesite em contactar-nos basta acessar nosso site ou entrar em contato através do WhatsApp que nossos profissionais competentes estarão a postos para te atender com rapidez e qualidade.