Você conhece a história de origem do retentor?

Presente nos mais diversos contextos de nossas vidas, o retentor é um elemento de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. É possível encontrá-lo em aviões, carros, máquinas agrícolas, eletrodomésticos, máquinas industriais, caminhões e nas mais diversas aplicações. Um item versátil e fundamental para qualquer máquina que precisa evitar vazamento ou contaminação de seu sistema. 

Mas como o retentor surgiu? De que maneira essa vedação tão essencial chegou a ser o que é hoje?

No setor industrial, as primeiras vedações em eixos rotativos eram feitas de trapos e pedaços de tiras de couro amarrados nas extremidades dos eixos de rodas. Na época eram utilizadas gordura animal ou o azeite para lubrificação do eixo.

A Revolução Industrial acelerou as inovações: com os maquinários que surgiram, as velocidades de eixo ficaram mais altas, aumentando as temperaturas de operação, o que exigiu melhorias nas vedações. Neste momento as vedações evoluíram de simples pedaços de trapos ou couro para cordas trançadas, feitas com impregnações de cera e piche, o que aprimorou consideravelmente a performance e durabilidade da vedação

Na década de 1930, começaram a ser produzidas vedações de couro chanfradas e cravadas em metal – algo mais próximo de como é um retentor hoje: um componente externo rígido e um lábio interno flexível. O couro era produzido com lábios flexíveis para que pudessem acompanhar a oscilação das hastes. Nos anos de 1940, as molas foram adicionadas ao lábio de couro, o que ofertou ainda mais eficiência na vedação.

O couro era tratado para reduzir a infiltração de lubrificantes. Mas mesmo com diferentes revestimentos e impregnações, o couro só funcionava em aplicações pouco acima do ponto de ebulição da água, a 100º celsius, e era comum o ressecamento do material, causando vazamentos e constante necessidade de manutenção. Surge, portanto, a carência de um material mais resistente às condições adversas de aplicação. Foi a partir daí, logo após a segunda guerra mundial, que a borracha sintética passou a ser utilizada neste contexto.

Hoje existe uma grande variedade de diferentes borrachas sintéticas, com compostos, características e aplicações diversas. Essa pluralidade de matéria-prima, somado aos avanços tecnológicos, fizeram com que os retentores se tornassem complexos e completos, podendo ser encontrados nos mais diversos contextos: diferentes velocidades, pressões e temperaturas, combinações de fluidos, etc.

Nós estamos construindo esta história e você faz parte dela.

O retentor existe há pouco menos de um século e há 40 anos a Vedatec é referência no desenvolvimento, fabricação e inovação no setor de vedações industriais, sempre oferecendo serviços de qualidade, com segurança garantida.

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Fonte: Rotary Seal Design Guide. Parker Hannifin Corporation, 2018